Elétricos e Híbridos
Tendência

Noruega se torna o 1º país do mundo a ter mais carros elétricos do que a gasolina

Noruega supera marca histórica de carros elétricos, que agora superam os movidos a gasolina. Políticas de incentivo aceleram a transição para uma frota elétrica.

A Noruega acaba de alcançar um marco histórico no setor automotivo: pela primeira vez, o número de carros elétricos nas ruas do país superou o de veículos movidos a gasolina. De acordo com dados divulgados pela Federação Rodoviária Norueguesa (OFV), o país nórdico registra atualmente 754.303 carros elétricos, em comparação com 753.905 veículos a gasolina. Essa conquista reflete o avanço acelerado da eletrificação na frota de veículos de passeio do país.

Com uma frota de 2,8 milhões de veículos registrados na Noruega, a maior parte ainda é composta por carros a diesel, que representam mais de um terço do total. Entretanto, as vendas de veículos movidos a diesel têm diminuído drasticamente nos últimos anos, e a expectativa é que os carros elétricos superem os modelos a diesel até 2026. Essa tendência reflete o plano ambicioso da Noruega de proibir a venda de carros movidos a combustíveis fósseis até 2025.

Atualmente, 94,3% dos carros novos vendidos no país são totalmente elétricos. A Noruega adotou políticas amigáveis ao meio ambiente, como isenção de impostos sobre vendas e emissões para carros elétricos, além de incentivos como redução de pedágios, tarifas de estacionamento e até o uso de faixas exclusivas para ônibus​.

Distribuição dos veículos de passeio registrados na Noruega por tipo de combustível:

Tipo de CombustívelParticipação (%)
Diesel34,8%
Elétrico26,3%
Gasolina26,2%
Plug-in Hybrid7,3%
Hybrid5,4%

Impacto global e políticas locais

A eletrificação da frota norueguesa é uma das mais rápidas do mundo, resultado de uma política nacional que combina incentivos fiscais com infraestrutura robusta. Só na capital, Oslo, há mais de 2.000 pontos de recarga gratuitos. Além disso, o governo tem investido em infraestrutura de recarga em todas as regiões, o que facilita a adoção de carros elétricos.

Apesar de ser um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo, a Noruega financia parte dessas iniciativas com os recursos gerados pela venda de petróleo para outros países, através de seu fundo soberano, avaliado em mais de US$ 1,7 trilhão​.

Carro elétrico
Imagem de andreas160578 por Pixabay

Queda de veículos a diesel e o futuro da frota

Nas últimas duas décadas, mais de 1 milhão de carros a gasolina foram retirados das ruas norueguesas e substituídos por veículos elétricos. A redução de carros a diesel segue a mesma tendência, especialmente após o pico em 2017, quando havia mais de 1,2 milhão de veículos movidos a diesel no país. Desde então, esse número caiu para menos de 1 milhão e continua em declínio.

O diretor da OFV, Oyvind Solberg Thorsen, destacou que o país está a caminho de se tornar o primeiro no mundo a ter sua frota dominada por veículos elétricos. A projeção é que até 2030 a frota total de veículos passe de 2,8 milhões para 3,1 milhões, com a maioria sendo veículos elétricos​.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Você precisa ler:

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo